Descrição

 

Situado em uma das partes mais altas do Sudeste brasileiro, entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó fica a aproximadamente 280km de Vitória e 335km de Belo Horizonte.

Descrição: https://files.rededesementesdocaparao.webnode.com/200000050-e1928e28ba/roner11_m.jpgNele está situado a terceira montanha mais alta do país, o Pico da Bandeira com 2.891,98 metros de altitude(ponto mais alto da foto), que fica no município de Ibitirama/ES. É um dos preferidos dos amantes do trekking e do montanhismo e onde o nascer e o pôr-do-sol podem ser vistos como espetáculo único na Terra.

No início, só os mais corajosos chegavam lá em cima, no Vale Verde (1.200 Metros) e no ponto culminante, o Pico da Bandeira (2.891,98m). Frio intenso no inverno, chuvas constantes no verão, a Serra do Caparaó guarda estórias pitorescas e inesquecíveis. Existe um forte laço que une as matas e as montanhas aos municípios do Caparaó e sua história.

O Parque Nacional do Caparaó foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal nº 50.646, assinado pelo então Presidente da República Jânio Quadros. Até o atual processo de urbanização o parque conta com uma área de 31.800 hectares, sendo 70% no estado do Espírito Santo e 30% em Minas Gerais.

Apesar do clima tropical, a temperatura mínima pode chegar a dez graus negativos, quase sempre acompanhado de serração. O Vale Verde é cercado por matas com árvores finas e compridas, samambaias e bromélias. É cortado por rios de águas frias e cristalinas, encravados em rochas, formando uma rede com inúmeros rios perenes, de pequeno porte, em grande declive.

As características topográficas favorecem a formação de cachoeiras como a "Bonita", com aproximadamente 80 metros de queda.

A Serra do Caparaó, do lado do capixaba, é contornada pelos municípios de Iúna, Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Muniz Freire. E do lado mineiro pelos municípios de Alto Jequitibá, Alto Caparaó, Manhumirim e Espera Feliz. 

   

(Fonte: www.portaldocaparao.com/parna.html)


DCFM/CCAE/UFES