Quem Somos

 

A "Rede de Sementes Florestais do Entorno do Caparaó e da Bacia do Rio Itapemirim" foi criada pelos governos dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, por meio de convênio entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Universidade Federal do Espírito Santo e do Instituto Chico Mendes - ICMBIO.

 

A falta de oferta de mudas e sementes de qualidade, tal como define a lei 10.711/03, é uma das justificativas para a criação desta rede, visto que a qualidade é um fator importantíssimo ao se tratar de sementes e mudas. Os perigos de se coletar sementes florestais, como a baixa qualidade genética das espécies, proximidade entre as matrizes, pode levar a problemas de endogamia.

 

A criação da Rede de Sementes Florestais do Entorno do Caparaó e Bacia do Rio Itapemirim é uma oportunidade de consolidar as ações florestais na região do entorno do Caparaó, além de servir como fonte de fortalecimento da Rede de Sementes Florestais da Mata Atlântica (RIOESBA).


DEF/CCA/UFES